quarta-feira, 9 de setembro de 2015


SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Pearl Harbor

O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor feita pela Marinha Imperial Japonesa.
O ataque foi executado de surpresa contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos e as suas forças de defesa, o corpo aéreo do exército americano e a força aérea da Marinha.
O ataque danificou ou destruiu 21 navios e 347 aviões, matando cerca de 2403 pessoas e ferindo outras 1178. O ataque marcou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Pacífico, ficando conhecido como Bombardeamento de Pearl Harbor e Batalha de Pearl Harbor.
Os primeiros tiros disparados e as primeiras mortes em Pearl Harbor ocorreram quando o URSS Ward atacou e afundou um mini-submarino japonês.
Operação Barbarossa
Operação Barbarossafoi o codinome pelo qual ficou conhecida a operação militar alemã para invadir a União Soviética, iniciada em 22 de junho de 1941 durante a Segunda Guerra Mundial, rompendo assim com o Pacto de não-agressão acordado entre os dois Estados menos de dois anos antes.
Mesmo que a URSS não esperava por causa do pacto ,mas a URSS deixou a Alemanha invadir com a mesma tática de guerra que usou com o Napoleão.
Com a falha da Operação Barbarossa, ficaram complicadas as futuras operações dentro do território soviético, tendo todas estas tentativas falhado, como a continuação do Cerco de Leningrado, Operação Nordlicht, e a Batalha de Stalingrado, entre outras batalhas no território soviético ocupado.

Com a falha da Operação Barbarossa, foi aberto um novo fronte na Segunda Guerra, a Frente Oriental, onde foram concentradas mais forças do que em qualquer outro teatro de guerra da história, sendo assim, ficou inevitável que neste fronte ocorressem algumas das maiores batalhas, baixas e atrocidades, trazendo o horror para as forças alemães e soviéticas que ali se enfrentavam, influenciando decisivamente no curso da guerra e da história do século XX.



GRUPO 3 HUMBERTO WATNY GABRIEL BISPO PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA JOÃO GUILHERME MARCELO

17 comentários:

  1. Bem eu acho que a partir do momento que Hitler rompe com o pacto,ele já estava conseguindo mais inimigos contra ele,isso encaminhou com a derrota de Alemanha.

    ResponderExcluir
  2. Entendi que os japoneses bombardearam a base naval de Pear Harbor, e isso promove a entrada dos Estados Unidos na guerra contra o Eixo.

    ResponderExcluir
  3. O Japão na primeira oportunidade não mediu esforços para atacar a base norte-americana de Pearl Harbor, e esse ataque custou várias vidas, e vários aviões e navios. Esse pequeno grande ataque meio que insistiu a entrada dos estados unidos na guerra. Sobre o outro tema. Foi uma grande sacanagem por assim m dizer o que Hitler fez, mas ele foi esperto, ( “É mais fácil invadir uma casa que você tenha a chave e conhece, do que uma que você nunca viu na vida” ), mas não sei se essa foi a ideia inicial da Alemanha. Essa batalha foi devastadoras para os dois combatentes deixando muitas mortes.

    ResponderExcluir
  4. O Japão atacou a base Norte-Americana no intuito de que ia ganhar, mas a única coisa que os dois ganharam foram muitas mortes.

    ResponderExcluir
  5. O Pearl Harbor foi o ataque do Japão ao Estados Unidos ,o Japão tentou destruir a base marinha dos Estados Unidos mas isso só fez com que os Estados Unidos entrassem na guerra . E a operação Barbarossa foi quando Hitler quebrou o pacto de não-agressão invadindo a União Sóvietica.

    nome:Mariana Santos

    ResponderExcluir
  6. A operação barbarossa foi a quebra do acordo de não-agressão , e o Pearl Harbor foi marcado como o dia que os Estados Unidos entrou na guerra

    nome: Luana Carolina

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Não entendo por que o Japão atacou os EUA se sabia que o poder bélico dos EUA era maior que o deles! A única coisa que conseguiram com isso foram muitas mortes de ambos os lados.

    ResponderExcluir
  9. O Japão tinha em sua mente atacar o Estados Unidos ( que estava não se envolvendo na guerra literalmente ) , e achou que com esse ataque não ia dar em nada , mais foi depois desse ataque que o Estados Unidos entrou na guerra literalmente .
    Larissa Chagas

    ResponderExcluir
  10. A operação Barborossa foi quando Hitler tinha quebrado o pacto de não agressão, atacando os sovietes. ja o ataque de Pearl Harbor, foi o japao achando que poderia atacar a base norte-americana ia se sair bem, mas simplesmente piorou a situação ..
    NOME ; JaÍne Ulinger

    ResponderExcluir
  11. Hitler não cumpriu o tratado de não agressão e atacou os sovietes, deixando varias mortes, mas o que estava acontecendo era que em cada batalha travada, o exercito de Hitler ficava mas fraco, e foi tenso o Japão achar que poderia atacar a base norte americana e ficar tudo bem, mas o Japão so enfureceu mais ainda os EUA
    -Ingrid

    ResponderExcluir
  12. Os Estados Unidos nao deveria ter entrado na guerra.Os japoneses sabiam perfeitamente do extraordinário potencial militar que os EUA poderiam mobilizar.
    Camyla de Oliveira

    ResponderExcluir
  13. Após o rompimento do pacto de não-agressão, tudo se encaminhava para a guerra da União Soviética e a Alemanha e a queda de Hitler diante o Sovietes. O que me chamou atenção na Operação Barbarossa, é que, mesmo os japoneses sabendo que os EUA era um país muito forte em todos os termos... não se intimidaram e foram pra cima atacando à base norte-americana de Pearl Harbor, e após aquele ataque a entrada dos EUA na Guerra .

    ResponderExcluir
  14. Acho interessante a operação Barbarossa pois o que desencadeou isso foi a campanha da Alemanha contra a União Soviética que tinha por objetivo o colapso total do governo soviético antes do inverno. Alem disso foi ai que Hitler estava entrando em uma longa e tenebrosa guerra...

    ResponderExcluir
  15. Muito burro da parte deles quererem fazer isso( Barbarossa ).
    Ganhando a guerra e tendo aliados, e desmanchando isso, sem saber q logo a frente estava a derrota.
    E coitado do Japão, eu creio que eles atacando a Hawaii, os EUA não iria nem ver, pois estaria destraidos com a Guerra em outro continente.

    Os textos estão bem pequenos mais as informações são muitas, adorei estão de parabéns ;)

    ResponderExcluir
  16. O Ataque Japonês à Pearl Harbor causaria danos muito maiores para os Estados Unidos , e mesmo o Japão sabendo que os Estados Unidos eram mais forte que eles , eles continuaram a guerra.
    A Operação Barbarossa foi a invasão da União Soviética pelas Tropas Nazistas da Alemanha.

    Nome : Isadora Silva

    ResponderExcluir